Blog Alex Ferraz Comenta Jornalismo Crítico

sábado, 19 de agosto de 2017

Onde se respeita o cidadão


Na Suécia, um dos melhores níveis de vida do mundo.

Vejamos agora, conforme publicação do site “Falando Verdades”, como se comporta o Judiciário na Suécia, um dos países mais civilizados do mundo, onde há uma carga tributária gigantesca, mas TODOS têm direito à segurança, saúde, educação e transporte. Um outro mundo, o oposto desta selva em que vivemos:
“Viagens de avião pagas a ministros do STF, com dinheiro público, mesmo quando eles estão de férias. Carros oficiais com motorista para juízes, desembargadores, e também procuradores e promotores. Banheiras de hidromassagem instaladas em apartamentos funcionais da Corte suprema. À elite da magistratura, tudo: auxílio-alimentação, auxílio-saúde, auxílio-transporte, auxílio-pré-escolar, auxílio-moradia, abono de permanência, gratificação de Natal e mais uma sequência de gratificações extras, a exemplo do adicional de insalubridade e da indenização de férias (que aliás, para juízes, são de 60 dias anuais). Extravagâncias que se reproduzem em efeito cascata pelas diferentes instâncias do Judiciário e do Ministério Público, à medida em que uma categoria corre atrás de benefícios que a outra já conquistou a fim de driblar o teto constitucional e assim esticar os vencimentos.
Mais prudente, no entanto, seria resgatar a fundamental noção da importância do respeito público de uma sociedade por seu Poder Judiciário.
Qualquer democracia consequente sabe dos perigos que o descrédito da justiça acarreta – e por isso os evita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário